“Há alguns anos elaborei um sistema que captura dados espectrais e de boias de alertas de tsunami com a finalidade de apresentar de forma clara e dinâmica gráficos que facilitam o entendimento do estado do mar, para navegadores e praticantes de esportes náuticos.”
Iniciativa
A iniciativa desse desenvolvimento surgiu da minha necessidade em reunir dados sobre o estado do mar de fontes confiáveis e elaborar padrões que identificassem os dias da semana com as melhores condições para a prática da pesca submarina, pois cada fonte exibia um tipo de informação diferente e difícil de interpretar.
Com a captura periódica desses dados e a aplicação de algorítimos com base na escala Beaufort, produzi uma aplicação que me ajudou a estabelecer os dias mais seguros para fazer viagens mais distantes da costa em busca de novos pesqueiros, sem correr riscos.
Com o tempo fui aumentando o número de ferramentas, e hoje a aplicação informa amplitudes máximas e mínimas de maré, faz análise de velocidade entre os estofos, amplitude de ondulação costeira e oceânica, máximas de ventos, tempo, clima, avisos de mau tempo entre outros.
O sistema ficou conhecido através das redes sociais sobre pesca submarina e o crescimento dos acessos se fortaleceu apenas de boca em boca. Não montei qualquer tipo de indexação com a finalidade de observar o crescimento particionado.
O sistema está em nível nacional, avaliando a aceitação, mas há projeto em andamento para torná-lo útil a nível mundial.
Credibilidade
Passei a coletar os dados da localização de acesso no final de 2016 e notei um grande número de acessos, mesmo sem qualquer indexação no Google, apenas em indicação de um usuário à outro.
Os gráficos são gerados com base em captura de IPs. Porém, o mesmo IP de acesso só pode ser registrado na base após 1 hora, pois a ideia é chegar o mais próximo da quantificação de indivíduos diferentes acessando, e não toques no sistema.
Sistema
O sistema, hospedado em plataforma Debian Linux e escrito em linguagem C e shell script, captura e trata diariamente centenas de informações de fontes confiáveis e as armazena em um banco de dados MySQL, que alimenta uma interface de consulta na nuvem, classificando os dados por Estados e principais cidades litorâneas do Brasil, e categorizando por área de marinha e porto.
Algorítimo
Trata-se basicamente de um robô que trabalha automaticamente coletando informações e tratando dados de fontes confiáveis, aplicando algorítimos com base no sistema de enumeração da escala Beaufort, adotado oficialmente em 1834 pela marinha britânica, para determinar o estado do mar.

Interface
A interface foi desenvolvida em linguagem ASP(Active Server Pages), atualmente migrando para linguagem PHP(Hypertext Preprocessor), qual faz apenas a comunicação com a base de dados, pois toda a lógica do processo está no robô que transfere os dados ao banco de dados. Isso deixa o sistema mais leve para trabalhar em dispositivos mobile, utilizando o mínimo de processamento.
Estrutura
Todo o processo de captura e tratamento funcionam em uma pequena máquina Raspberry Pi 3, utilizando apenas 3Wh de energia, sendo que uma máquina comum gasta em média 500Wh.

Fonte
As principais fontes de fornecimento de dados são o BNDO(Banco Nacional de Dados Oceanográficos), CPTEC(Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos)/INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), NOAA(National Oceanic and Atmospheric Administration) e Marinha do Brasil.
A aplicação não tem fins lucrativos, sua interface é totalmente livre para o acesso, seguindo determinações das fontes de dados. Também não tem intuito competitivo, a finalidade é expor informações de forma prática e segura, acrescentando experiências de navegação e modelos científicos.
URL
O sistema pode ser acessado no endereço https://previsao.info ou para quem possui Android, pode baixar o app pelo PlayStore ou através do link https://mobile.previsao.info . Pode ser acessado também aqui no site, clicando aqui .
A aplicação também pode ser acessada através de outros endereços, antigos e que foram preservados para manter a indexação. Os endereços são https://www.pescasubmarinabrasil.com.br e https://www.pescasubbrasil.com.br.